quinta-feira, 1 de novembro de 2007

gPC da Everex roda Ubuntu e aplicativos do Google - por US$ 200

A fabricante de PCs Everex lançou nos Estados Unidos um computador econômico por 200 dólares, que roda Linux Ubuntu, aplicações do Google e softwares de código aberto.

Chamado Everex gPC (o “g” é de Google), o equipamento começa a ser vendido nesta quinta-feira (01/11), nas lojas Wal-Mart e é uma tentativa da fabricante de PCs de “levar o Linux às massas”. O desktop tem processador Via C7-D de 1.5GHz, 512MB de memória e 80GB de disco rígido, além de gravador e leitor de CD e leitor de DVD. Mas o diferencial da máquina é o que a companhia chama de "gOS", uma versão customizada do Linux Ubuntu que inclui aplicações abertas como pacote de aplicativos OpenOffice, software de fotos GIMP, player de DVD Xing e o software de música Rhythmbox.

Além disso, a interface do desktop inclui ícones para aplicações online do Google, como Documents e Spreadsheets, calendário, notícias e mapas. Também vêm instalados no computador o navegador Firefox, o software de mensagem instantânea Meebo e o sistema de VoIP Skype.

Saiba mais

Um comentário:

nitrofurano disse...

O gPC, como pioneiro do Linux-OEM mais barato que uma licença de Windows Vista, é um importantissimo marco na historia dos computadores, e nao deve nunca ser esquecido. Espero mesmo que iniciativas como esta sejam seguidas por outros fabricantes, e que tenham mesmo muito sucesso.